sábado, 20 de fevereiro de 2016

20.02.16 - Foco e Inspiração



Até há pouco tempo eu estava sempre a pesar-me e muitas das vezes que o fazia o número que me aparecia na balança deixava-me um pouco desanimada. A verdade é que há coisa de uma semana e tal/duas semanas que não me peso. Medo do número que ela apresente? Sim! Porquê? Porque, apesar do exercício, cometo os meus exageros – dos quais já tenho admitido várias vezes – ou é a papa (farinha látea) que como, ou um excesso de pão ou fico dias sem comer chocolate e depois há um ou dois dias em que como uns quantos quadradinhos de chocolate de culinária de seguida. Guilty! Até podia ter chegado esta manhã à balança e ela ter-me mostrado um número abaixo mas tenho medo. Outra das razões é o facto de eu andar a fazer muitos agachamentos e correr, o que faz com que aumente a massa muscular, e posso mostrar um exemplo para quem às vezes não percebe bem ou se esquece (foco positivo!):
- tenho duas taças iguais;
- uma delas encho de gordura;
- a outra encho de massa magra;
- a de gordura pesa: 1kg;
- a de massa magra pesa: 2kg;

Ou outra:
- tenho duas taças iguais;
- uma delas encho de gordura;
- a outra encho só até metade de massa magra;
- ambas pesam 1kg;
Ou seja: ambas têm o mesmo peso mas a de gordura tem mais volume. Portanto, posso estar com o mesmo peso ou com mais mas ter menos volume.



Preciso mesmo de ir a um nutricionista e que me diga a percentagem de massa gorda e a percentagem de massa magra, preciso de ter saber como sou para poder saber o que tenho de mudar e se tenho de mudar muito ou não.

Hoje venho falar de inspiração e foco, tal como o título deste post indica. Já dei um exemplo: focar no volume e no toque e não na balança.
Dou por mim – e cada vez noto mais isso – que ando a precisar de por menos creme nas pernas. Por exemplo: antes metia a quantidade que dá para encher a embalagem do meu bálsamo de creme hidratante numa perna e às vezes até tinha de por mais um bocadinho para conseguir espalhar na perna toda. Hoje, essa mesma quantidade que dá para enxer a caixinha do bálsamo chega a sobrar um bocadinho e dá para aproveitar e espalhar um pouco no meu braço.
Outra: quando estou de pé, numa posição normal, faço pressão com o meu dedo na parte da frente de uma coxa e vejo que o dedo não se “afunda” tanto, significa que há cada vez mais massa magra e menos adiposa naquela área.
Tento focar-me nessas coisas e naquilo que ando a fazer a nível de exercício e a nível alimentar e deixo a balança estar lá naquele cantinho da casa de banho quieta, não mexe, ela só sai do lugar quando se está a limpar o chão e assim é que deve ser!

Quero fazer uma pergunta: como é que, ao longo do dia de ontem e até à noite, eu consegui ter pernas para fazer 9 sets de 20 agachamentos daqueles com o salto para a frente e salto para trás?  – como aquela do “dou saltos p’ra frente, dou saltos p’ra trás, eu sou um coelhinho de que tudo sou capaz”. – COMO?? Proud, to much proud of myself!

Esta é a segunda vez em que falo de algo que não parece – ou, neste caso, ao início não irá parecer – que tenha algo a ver com o que costumo falar neste blog, mas por acaso até tem e já irão perceber isso. Quando queremos inspiração vale tudo! Neste caso falo da minha secretária (velha) nova. Quando ainda estava eu por volta do segundo ano do Ensino Básico os meus pais ofereceram-me uma secretária. Anos mais tarde, devia eu estar no 7º/8º ano do Ensino Básico os meus pais ofereceram-me outra. A verdade é que só gostava dela numa coisa: tinha prateleiras e mais prateleiras para por a minha tralha. Raramente, durante estes cinco/seis anos, a usei para fazer trabalhos ou estudar, ou fazia isso na cozinha ou no sofá da sala. Há uns meses lembrei-me que eu mesma podia fazer uma nova e pintá-la de branco e tudo mas o valor que era necessário eu não tinha e acabei por ir buscar a secretária velha e eu e mais os meus pais decidimos pegar nela e mandar que a arranjassem. A velha é mais clara, maior, mais alta na parte da mesa, dá a sensação de que o quarto é maior e dá mais vontade de estar no meu quarto sentada a esta secretária, de estar no computador, de estudar, de escrever as minhas letras no papel e de fazer outras coisas que costumo fazer, faz com que tudo o que sejam banalidades, coisas normais, me deixem melhor, mais disposta a. A outra secretária era o contrário.
Com esta mudança também deu para decorar esta parte do meu quarto de uma forma um pouco mais diferente e, mais uma vez, mais inspiradora.







E enquanto fazia este post ouvi mais de metade do álbum Native Deluxe Edition dos OneRepublic que comprei na minha velhinha aparelhagem. Adorooooooo-oooooos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

15/07/2017 - Despedida do blog... e sejam bem-vindos à nova "casa"!

Olá a todos! A partir do dia 22 de Julho teremos uma "casa" nova, como razão para mudança de plataforma e de espaço, mostro-vos a...