quarta-feira, 8 de março de 2017

08/03/2017 - Natação

Quando era mais nova e comecei a fazer natação, comecei a fazê-lo porque o pediatra recomendou que eu fizesse exercício físico para emagrecer e, além disso, como era (e é) um desporto completo, eu trabalharia todas as partes do meu corpo. Trabalhava a barriga um pouco grande que tinha, trabalhava as grandes pernas, ancas e braços que tinha... O que acontecia era que, eu podia fazer o desporto que eu quisesse que, tendo uma má alimentação, eu não saía dali, até aumentava. Eram os bolos, Bollycaos, as batatas fritas, os chocolates, etc., durante o dia, mas no fim da escola, enquanto esperava pelo autocarro, lá ia eu e as minhas amigas (magras) comprar batatas fritas de pacote. Hoje tudo isto é diferente. Bebo muita mais água, mesmo comendo uma ou outra porcaria "aqui ou 'aculá'", tenho uma alimentação e um controlo bastante melhores. Comecei a ser eu a controlar-me e a tomar conta de mim.


Aqui Dez Bons Motivos Para Comecar a Nadar Mais (Notícias ao Minuto) poderão encontrar os benefícios da natação e uma de muitas eu posso confirmar: pouco esforço nas articulações, não sinto o meu corpo todo a cair em cima dos meus ossos, dos meus joelhos, não sinto aquele cansaço nos joelhos, visto que sempre tive excesso de peso e uma pequena lesão no joelho esquerdo.

Ontem fui a mais uma aula. Resultado: estou dorida, dorida, mas adormeci mais depressa mas também se o despertador não tocasse há pouco tempo é que me teria levantado. Dores? Estas são as minhas preferidas, do esforço, de sentir que os músculos trabalharam. As dores nas costas levam-me a sentir que preciso de corrigir a postura, daí a tonificação das costas ser importante porque começamos a corrigir os maus hábitos.







Pequeno à-parte:
Existem cerca de dois tipos de obesidade (zonas onde a gordura está mais acumulada no corpo):
- Ginecóide;
- Andróide.

A ginecóide é aquela em que a gordura está mais acumulada da cintura para baixo. A andróide é a que está mais na zona abdominal. Eu já não me considero obesa, apenas alguém com excesso de peso, mas quando era considerada "obesa" a minha obesidade era (e é, continuo com as formas) a primeira, a ginecóide, sendo esta, das duas, a menos perigosa, pois a outra, a andróide, é a que apresenta mais gordura à volta dos órgãos.

Poderão consultar mais informações através deste link Os Tipos de Obesidade


Sem comentários:

Enviar um comentário

15/07/2017 - Despedida do blog... e sejam bem-vindos à nova "casa"!

Olá a todos! A partir do dia 22 de Julho teremos uma "casa" nova, como razão para mudança de plataforma e de espaço, mostro-vos a...